Pedagogiando - Parte II
O
Desenvolvimento do Ser
O ser humano se
desenvolve, isso é fato, e mesmo que esse desenvolvimento seja visto a olhos
nus, como realmente acontece?
Henri Wallon, filósofo,
médico, psicólogo, político e educador parisiense informa que o desenvolvimento
do Ser ocorre em processos ao longo de sua vida. É marcado por avanços, recuos
e contradições e, para melhor compreendê-lo é preciso abandonar concepções
lineares de análise e interpretação, pois é um processo que está sempre em
aberto, tendo variações na predominância dos estágios.
O interessante
deste estudioso é que sua teoria escapa de um raciocínio dicotômico, que
fragmenta a pessoa, para um entendimento onde o ser é constituído de dimensões
em conjunto (MAHONEY, 2011), visto que ele propõe o estudo integrado do
desenvolvimento através dos campos funcionais, que são indissociáveis. Portanto o Ser desenvolve-se em estágios e
através dos domínios funcionais.
A cada estágio
os domínios interagem entre si, como por exemplo no primeiro ano de vida de um
Ser Humano, em que o estágio é chamado impulso-emocional, onde os movimentos do
bebê são desordenados e predomina a afetividade possibilitando a criança
estabelecer suas primeiras relações sociais e com o ambiente (GRANDINO, 2010).
Esse desenvolvimento ocorre, é claro que, sendo apoiado, o desenvolvimento será
profícuo em todos os sentidos.
Mas, será que o
sistema educacional garante isso?
Como pedagoga
observo que, na teoria isso pode estar explícito, mas na prática acredito que
há defasagem, pois, o sistema educacional vigente ainda está bastante
preocupado com a transmissão de conteúdo.
Uma criança que adentra
o mundo escolar em seu primeiro ano de vida, conhecido como maternal, nesse
período está desenvolvendo os domínios motores e afetivos, e muito há para ser
incentivado em seu desenvolvimento, mas infelizmente o arcaico e obsoleto
sistema visa a transmissão de conteúdo, conteúdo esse que pode, e ao meu ver,
deve ser repassado noutro momento, quando o domínio cognitivo estiver em processo
de desenvolvimento/maturação para tal finalidade.
Com a
transmissão de conteúdo adiantada pode ocorrer dificuldades de aprendizagem, é
isso que nos informa o Artigo Científico “Dificuldades de Aprendizagem: queixas
escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil”, publicado na
Revista Neurociência (OUT/DEZ, p. 185-190):
Um
aspecto a ser ressaltado aos encaminhamentos é que a alfabetização, que deveria
ocorrer a partir da 1ª série, tem sido realizada durante o Ensino Infantil, que
é um período de preparação da criança para o desenvolvimento das habilidades
escolares.
Portanto, mais
uma vez, a educação baseada no paradigma cartesiano não proporciona ao ser humano,
e consequentemente, a sociedade, meios para o seu desenvolvimento integral,
onde ocorra o desenvolvimento de suas capacidades integralmente, ou seja,
desenvolvimento motor, afetivo, de conhecimento, e consequentemente,
desenvolvimento da pessoa.
Uma educação
focada na melhoria da sociedade existe para auxiliar o Ser em seu real
desenvolvimento.
A Educação tem
essa responsabilidade.
Mas será que o
velho sistema quer que isso realmente aconteça, ou prefere ter seres ignorantes
de suas capacidades, pois desta forma é mais fácil manipular a massa?
Eis uma questão
profunda a ser analisada tanto pela sociedade quanto pelos educadores de
plantão.
Pedagogiando a
gente se entende.
Agradecimentos:
LIMA, R.F. et
al. Dificuldades de Aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um
Serviço de Neurologia Infantil. Disponível em: <
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2004/Pages%20from%20RN%2014
%2004-3.pdf>. Acesso em: 01 Out 2016.
Ver também:
Educação Integralizadora. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B7rXSgsT-YVxTHd1a0MzUGJEWkRjc3N2djJDc3RhLUEzekxz/view>.
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Ana Paula