terça-feira, 25 de abril de 2017

O Desenvolvimento do Ser

Pedagogiando - Parte II

O Desenvolvimento do Ser   
   
O ser humano se desenvolve, isso é fato, e mesmo que esse desenvolvimento seja visto a olhos nus, como realmente acontece?

Henri Wallon, filósofo, médico, psicólogo, político e educador parisiense informa que o desenvolvimento do Ser ocorre em processos ao longo de sua vida. É marcado por avanços, recuos e contradições e, para melhor compreendê-lo é preciso abandonar concepções lineares de análise e interpretação, pois é um processo que está sempre em aberto, tendo variações na predominância dos estágios.

O interessante deste estudioso é que sua teoria escapa de um raciocínio dicotômico, que fragmenta a pessoa, para um entendimento onde o ser é constituído de dimensões em conjunto (MAHONEY, 2011), visto que ele propõe o estudo integrado do desenvolvimento através dos campos funcionais, que são indissociáveis.  Portanto o Ser desenvolve-se em estágios e através dos domínios funcionais.

A cada estágio os domínios interagem entre si, como por exemplo no primeiro ano de vida de um Ser Humano, em que o estágio é chamado impulso-emocional, onde os movimentos do bebê são desordenados e predomina a afetividade possibilitando a criança estabelecer suas primeiras relações sociais e com o ambiente (GRANDINO, 2010). Esse desenvolvimento ocorre, é claro que, sendo apoiado, o desenvolvimento será profícuo em todos os sentidos.

Mas, será que o sistema educacional garante isso?

Como pedagoga observo que, na teoria isso pode estar explícito, mas na prática acredito que há defasagem, pois, o sistema educacional vigente ainda está bastante preocupado com a transmissão de conteúdo.

Uma criança que adentra o mundo escolar em seu primeiro ano de vida, conhecido como maternal, nesse período está desenvolvendo os domínios motores e afetivos, e muito há para ser incentivado em seu desenvolvimento, mas infelizmente o arcaico e obsoleto sistema visa a transmissão de conteúdo, conteúdo esse que pode, e ao meu ver, deve ser repassado noutro momento, quando o domínio cognitivo estiver em processo de desenvolvimento/maturação para tal finalidade.

Com a transmissão de conteúdo adiantada pode ocorrer dificuldades de aprendizagem, é isso que nos informa o Artigo Científico “Dificuldades de Aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil”, publicado na Revista Neurociência (OUT/DEZ, p. 185-190):

Um aspecto a ser ressaltado aos encaminhamentos é que a alfabetização, que deveria ocorrer a partir da 1ª série, tem sido realizada durante o Ensino Infantil, que é um período de preparação da criança para o desenvolvimento das habilidades escolares.

Portanto, mais uma vez, a educação baseada no paradigma cartesiano não proporciona ao ser humano, e consequentemente, a sociedade, meios para o seu desenvolvimento integral, onde ocorra o desenvolvimento de suas capacidades integralmente, ou seja, desenvolvimento motor, afetivo, de conhecimento, e consequentemente, desenvolvimento da pessoa.

É isso que propõe uma educação baseada numa visão holística, que concebe o Ser Humano de forma Integral, pois é assim que somos.

Uma educação focada na melhoria da sociedade existe para auxiliar o Ser em seu real desenvolvimento.
A Educação tem essa responsabilidade.

Mas será que o velho sistema quer que isso realmente aconteça, ou prefere ter seres ignorantes de suas capacidades, pois desta forma é mais fácil manipular a massa?

Eis uma questão profunda a ser analisada tanto pela sociedade quanto pelos educadores de plantão.

Pedagogiando a gente se entende.

Agradecimentos:
LIMA, R.F. et al. Dificuldades de Aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil. Disponível em: < http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2004/Pages%20from%20RN%2014 %2004-3.pdf>. Acesso em: 01 Out 2016.

Ver também: Educação Integralizadora. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B7rXSgsT-YVxTHd1a0MzUGJEWkRjc3N2djJDc3RhLUEzekxz/view>.

   


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Ana Paula